top of page

Álbuns para a Juventude

Atualizado: 1 de jun. de 2020


Olá pessoal! Hoje vou falar de sete coleções de peças para alunos de nível intermediário chamadas Álbum para a Juventude. Com certeza você conhece, provavelmente já tocou, e ensina peças do Álbum para a Juventude de R. Schumann, não é mesmo? Mas você sabia que ele não foi o único compositor a compor uma coleção com esse nome? Álbuns para a Juventude foram muito comuns no século XIX, quando os compositores estavam começando a se preocupar a compor peças interessantes para iniciantes, e não apenas exercícios técnicos. Hoje, além do álbum de Schumann, vou falar um pouco sobre Álbuns para a Juventude de seis outros compositores do período romântico: Heller, Gurlitt, Tchaikovsky, Fuchs, Reger e Karganoff. E você pode encontrar todos eles no site www.imslp.org! Incluí links para vídeos no Youtube e também os links para as partituras. O nível das peças está de acordo com "The Pianist's Guide to Standard Teaching and Performing Literature."


R. Schumann: seu Álbum para a Juventude, op. 68 foi composto in 1848 em menos de um mês! Inicialmente, ele foi publicado em duas partes: números 1–18 “para pessoas jovens,” e números 19–43 “para pessoas mais velhas.” O álbum é composto de pequenas peças características em forma binária e ternária. Cada peça possui um título e várias evocam imagens extra-musicais, estimulando a imaginação e a exploração de diferentes timbres no piano. O nível de dificuldade das peças varia entre 2 e 8.


P. Tchaikovsky: ele foi provavelmente inspirado pelo álbum homônimo de Schumann, e sua coletânea, op. 39, foi publicada em 1878. O livro possui 24 peças curtas, e muitas utilizam canções folclóricas russas e também italianas. A coleção foi esboçada em três pequenos ciclos: um incluindo brincadeiras infantis e danças, um de viagens pela Rússia e um de viagens no exterior. As músicas são curtas, variam muito em caráter e são muito expressivas. O nível de dificuldade das peças varia entre 4 e 6. Algumas sugestões são: Morning Prayer, The New Doll, The Sick Doll, Old French Song.


C. Gurlitt: ele possui diversas coleções voltadas para o estudante de piano. Apesar de seu Álbum para a Juventude, op. 140 ser menos conhecido que os dois acima e possuir menor complexidade expressiva, ele apresenta peças excelentes que permitem trabalhar diversas dificuldades técnicas e musicais e também estimulam a imaginação. O álbum apresenta 20 pequenas peças, e todas contém títulos. O nível de dificuldade varia entre 3 e 5. Algumas sugestões são: In the Garden, Murmuring Brook, The Music Box, Longing, Will-o’-the Wist, Storm and Stress. Gurlitt também compôs um outro álbum com 20 peças, ainda menos conhecido do que seu Álbum para a Juventude, chamado Albumblätter für die Jugend (“Folhas de Álbum para os Jovens”), op. 101. O estilo é parecido com o do Álbum para a Juventude e o nível de dificuldade vai de 3 a 6.


S. Heller: ele foi um compositor húngaro que viveu entre 1813 e 1888. O Álbum para a Juventude op. 138 de Heller é, infelizmente, menos conhecido que os apresentados acima. Heller é mais conhecido pelas suas coleções de estudos, que são também peças características e possuem títulos evocativos. Seu Álbum para a Juventude possui 25 pequenas peças com diversos caracteres, e elas podem servir como preparação para seus estudos op. 45, 46 e 47, que são mais difíceis. Esta coleção possui vários grupos de peças, como cinco “Lieder ohne Worte,” cinco “Tziganyi,” e três “Elfes.” Esse álbum merece ser mais conhecido e incorporado ao repertório pedagógico. O nível de dificuldade varia entre 5 e 8. Algumas sugestões: Tziganyi no. 2 e 4, Barcarolle, Curious Story, Oberon’s Horn.


R. Fuchs: ele foi um compositor austríaco que viveu entre 1847 e 1927. Possui duas coleções de álbuns para a juventude: Jugendalbum, op. 47 e Jugendklänge, op. 32. Apesar de não serem muito conhecidas, vale a pena explorar! As peças são expressivas e em estilo romântico, boas para trabalhar o toque cantabile. Assim como as outras coleções aqui apresentadas, possui pequenas peças características com caracteres variados. O op. 47 possui 24 peças e o op. 32 possui 22 peças. Essas coleções definitivamente merecem ser mais conhecidas e utilizadas. As peças variem entre os níveis de dificuldade 5 e 7.


M. Reger: Reger foi um compositor alemão que viveu entre 1873 e 1916. Ele compôs uma coleção de 20 pequenas peças características. Elas exploram texturas e caracteres variados. Há algumas peças de andamento bem rápido. O nível técnico e de leitura é mais alto do que nos álbuns acima, variando entre níveis 6 e 8. Algumas parecem ser mais difíceis do que realmente são. Algumas sugestões: Das Tote Vöglein, Über Stock und Stein, Ein Tänzchen, Abendgesang, Versöhnug.


G. Karganov: Karganov foi um compositor russo que viveu entre 1858 e 1890 e compôs diversas peças didáticas para o piano. Seu Álbum para a Juventude contém 8 pequenas peças características. Elas são interessantes e valem a pena conhecer! As peças são de nível 6 e 7. Algumas sugestões são: Gorelky, Kleiner Waltzer, Am Bache.


Muitos compositores também compuseram coleções com títulos como “Para Crianças,” mas essas serão assunto para um outro post! Espero que tenham gostado das sugestões de hoje, até mais!

208 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page