top of page

Dica de Repertório: A Véspera de Natal Das Crianças (Niels Gade)

Foto do escritor: anapaulamsimoesanapaulamsimoes

Olá, pessoal! No post de hoje, trago mais uma dica de repertório com uma peça pouquíssimo conhecida de um compositor também não muito famoso. Continuando em clima natalino, apresento-lhes a “Children’s Christmas Eve, op. 36 (A Véspera de Natal Das Crianças)” de Niels Gade (1817–1890). Gade foi um importante compositor dinamarquês na sua época e foi amigo de Felix Mendelssohn, Robert Schumann e Cornelius Gurlitt. Mendelssohn chegou a estrear uma sinfonia de Gade e Gade regeu a estreia da Concerto para Violino em Mi menor de Mendelssohn. Gade teve seu estilo influenciado por Schumann e Mendelssohn e foi uma importante influência para os compositores escandinavos, tendo encorajado e ensinado muitos deles, inclusive Edvard Grieg. Ele fundou a escola romântico-nacionalista na Dinamarca.



Children’s Christmas Eve é uma suite com seis peças, divididas em duas peças introdutórias: “Sinos de Natal,” e “Andantino,” que às vezes aparece com o título “Salmo de Natal;” três peças na seção intitulada “Árvore de Natal”: “Marcha de Entrada,” “A Dança de Roda dos Meninos (The Boys’ Round Dance),” e “A Dança das Menininhas (The Little Girls’ Dance)”; e uma peça final, chamada “Boa Noite.” É uma suíte de nível intermediário e Jane Magrath a considera como nível de dificuldade 7 (nível das sonatinas de Kuhlau e Diabelli, e dos Pequenos Prelúdios e das Invenções mais fáceis de Bach).


Sinos de Natal: a mão esquerda apresenta um ostento imitando os sinos em várias partes da peça. É necessário o uso do pedal para criar uma atmosfera sonoro e também timbrar as notas superiores dos acordes da mão direita. Apresenta alguns ritmos pontuados na mão direita e a dinâmica se mantém majoritariamente em piano, com apenas uma curta passagem em forte. Vídeo:


Andantino: assim como em “Sinos de Natal,” é necessário timbrar as notas superiores da mão direita, aonde está a melodia do canto. Além disso, também mantém a dinâmica principalmente em piano, com apenas duas passagens em forte.


Marcha: esta peça possui um andamento mais movido, muitas notas pontuadas e tercinas. Além disso, assim como nas peças anteriores, é necessário cantar as notas superiores dos acordes. Possui alternância entre forte e piano e variedade de articulações (legado, legado de duas notas, staccato, acentos.


A Dança de Roda dos Meninos: esta dança possui andamento Allegro Vivace e possui passagens rápidas de escalas e arpejos. Possui uma maior variedade de dinâmicas e também de articulações e explora mudanças de sonoridade.


A Dança das Menininhas: esta é uma peça lírica e delicada em andamento Allegro Grazioso. A mão direita deve manter um toque cantabile enquanto a mão esquerda executa um acompanhamento arpejado que deve se manter leve e movido. Há, por diversas vezes, a indicação “dolce” reforçando o caráter da peça e o tipo de sonoridade a ser explorada. Possui uma passagem com notas duplas repetidas em ambas as mãos e onde deve-se timbrar as notas superiores. Explora diferentes tipos de articulações e dinâmicas e deve manter o experto gracioso e o movimento dançante por toda a peça. Magrath aponta que é uma peça que lembra Chopin e é uma ótima preparação para as suas valsas.


Boa Noite: a última peça da suíte possui o andamento Allegretto e exige atenção ao ritmo, que possui muitas figuras pontuadas. Possui uma seção com acompanhamento no estilo baixo d’Alberti. Necessita também de bastante atenção aos variados tipos de articulação.

A Véspera de Natal das Crianças, op. 36” de Niels Gade é uma ótima opção para variar o repertório de alunos de nível intermediário. Ela explora diferentes habilidades técnicas e musicais em peças curtas e atrativas e vale à pena ser explorada. Não encontrei uma boa gravação no Youtube, mas deixo aqui um link para que possam conhecer melhor as peças: https://youtube.com/watch?v=QnbatwCqjvo


Por hoje, fico por aqui! Até breve!

274 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Inscreva-se para receber as novidades do blog!

© 2018 by Pianolândia. Proudly created with Wix.com

bottom of page