top of page
Foto do escritoranapaulamsimoes

Dica de Repertório: A Véspera de Natal Das Crianças (Niels Gade)

Olá, pessoal! No post de hoje, trago mais uma dica de repertório com uma peça pouquíssimo conhecida de um compositor também não muito famoso. Continuando em clima natalino, apresento-lhes a “Children’s Christmas Eve, op. 36 (A Véspera de Natal Das Crianças)” de Niels Gade (1817–1890). Gade foi um importante compositor dinamarquês na sua época e foi amigo de Felix Mendelssohn, Robert Schumann e Cornelius Gurlitt. Mendelssohn chegou a estrear uma sinfonia de Gade e Gade regeu a estreia da Concerto para Violino em Mi menor de Mendelssohn. Gade teve seu estilo influenciado por Schumann e Mendelssohn e foi uma importante influência para os compositores escandinavos, tendo encorajado e ensinado muitos deles, inclusive Edvard Grieg. Ele fundou a escola romântico-nacionalista na Dinamarca.



Children’s Christmas Eve é uma suite com seis peças, divididas em duas peças introdutórias: “Sinos de Natal,” e “Andantino,” que às vezes aparece com o título “Salmo de Natal;” três peças na seção intitulada “Árvore de Natal”: “Marcha de Entrada,” “A Dança de Roda dos Meninos (The Boys’ Round Dance),” e “A Dança das Menininhas (The Little Girls’ Dance)”; e uma peça final, chamada “Boa Noite.” É uma suíte de nível intermediário e Jane Magrath a considera como nível de dificuldade 7 (nível das sonatinas de Kuhlau e Diabelli, e dos Pequenos Prelúdios e das Invenções mais fáceis de Bach).


Sinos de Natal: a mão esquerda apresenta um ostento imitando os sinos em várias partes da peça. É necessário o uso do pedal para criar uma atmosfera sonoro e também timbrar as notas superiores dos acordes da mão direita. Apresenta alguns ritmos pontuados na mão direita e a dinâmica se mantém majoritariamente em piano, com apenas uma curta passagem em forte. Vídeo:


Andantino: assim como em “Sinos de Natal,” é necessário timbrar as notas superiores da mão direita, aonde está a melodia do canto. Além disso, também mantém a dinâmica principalmente em piano, com apenas duas passagens em forte.


Marcha: esta peça possui um andamento mais movido, muitas notas pontuadas e tercinas. Além disso, assim como nas peças anteriores, é necessário cantar as notas superiores dos acordes. Possui alternância entre forte e piano e variedade de articulações (legado, legado de duas notas, staccato, acentos.


A Dança de Roda dos Meninos: esta dança possui andamento Allegro Vivace e possui passagens rápidas de escalas e arpejos. Possui uma maior variedade de dinâmicas e também de articulações e explora mudanças de sonoridade.


A Dança das Menininhas: esta é uma peça lírica e delicada em andamento Allegro Grazioso. A mão direita deve manter um toque cantabile enquanto a mão esquerda executa um acompanhamento arpejado que deve se manter leve e movido. Há, por diversas vezes, a indicação “dolce” reforçando o caráter da peça e o tipo de sonoridade a ser explorada. Possui uma passagem com notas duplas repetidas em ambas as mãos e onde deve-se timbrar as notas superiores. Explora diferentes tipos de articulações e dinâmicas e deve manter o experto gracioso e o movimento dançante por toda a peça. Magrath aponta que é uma peça que lembra Chopin e é uma ótima preparação para as suas valsas.


Boa Noite: a última peça da suíte possui o andamento Allegretto e exige atenção ao ritmo, que possui muitas figuras pontuadas. Possui uma seção com acompanhamento no estilo baixo d’Alberti. Necessita também de bastante atenção aos variados tipos de articulação.

A Véspera de Natal das Crianças, op. 36” de Niels Gade é uma ótima opção para variar o repertório de alunos de nível intermediário. Ela explora diferentes habilidades técnicas e musicais em peças curtas e atrativas e vale à pena ser explorada. Não encontrei uma boa gravação no Youtube, mas deixo aqui um link para que possam conhecer melhor as peças: https://youtube.com/watch?v=QnbatwCqjvo


Por hoje, fico por aqui! Até breve!

259 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page