Olá, pessoal! Hoje, falarei de um documento que pode evitar alguns problemas no seu estúdio! Em inglês, ele é chamado de “Studio Policy Statement,” e são as regras do seu estúdio, que englobam desde pagamento até requerimentos de estudo. Esse documento pode ser informal apenas, criado por você mesmo e assinado pelos pais, responsáveis, ou alunos adultos para garantirem que estão cientes, ou podem ser formais, como um contrato com valor legal.
É importante deixar as regras do seu estúdio claras para evitar desentendimentos ou ajudar a solucioná-los. Além disso, mostra que você é sério e profissional em relação ao seu trabalho. É importante evitar sentenças que possam ter entendimentos dúbios, é preciso deixar todos os pontos bem claros e ser conciso. À medida que você for encontrando situações que gostaria de ter evitado, anote-as e inclua-as nas regras do próximo ano. Inclua também uma sentença como "Eu li, compreendo e concordo com as regras do "estúdio tal" estabelecidas neste documento," e um espaço para assinatura e data.
Alguns pontos que devem ser incluídos são:
Duração e frequência das aulas: se você oferece aulas com durações diferentes, especifique se elas são baseadas na idade ou nível do aluno, ou se podem ser escolhidas pelos pais; deixe claro se as aulas são semanais, quinzenais, início e término do semestre/ano letivo, etc.
Local das aulas: se o aluno deve vir até seu estúdio ou se você vai até ele.
Tipos de aulas ofertadas: aulas individuais, dupla, ou grupo.
Materiais: deixe claro se o aluno irá precisar comprar métodos, cadernos, metrônomo; se você ofertará esses materiais; se empréstimo/aluguel de materiais está disponível, etc.
Instrumentos: especifique se você exige que o aluno aluno tenha o próprio instrumento desde a primeira aula; se o piano deve ser acústico ou digital; quais os requerimentos para instrumentos digitais; se os alunos podem ter acesso ao seu instrumento para estudo.
Prática: quais as suas expectativas para o estudo dos alunos; se você espera que os pais estejam envolvidos na prática dos filhos.
Atrasos: como você lidará com atrasos do aluno ou seus.
Faltas: se o aluno precisa lhe avisar com antecedência (e quanta antecedência) que irá faltar; se você repõe aulas perdidas por alunos (veja esse artigo interessante, em inglês, sobre o ponto de vista econômico de por que não repor essas aulas:http://ottawasuzukistrings.ca/makeuplessons/); como você lidará com suas faltas; se você devolverá o valor ou não cobrará por aulas desmarcadas; como as aulas serão repostas e em quais situações, etc.
Participação em eventos e recitais: se a presença do aluno é obrigatória nesses casos.
Horários de atendimento: quando você está disponível para receber ligações, responder emails, encontrar-se com pais, etc.
Higiene: unhas curtas, mãos limpas, não comer no estúdio, etc.
Motivos para interrupção de aulas: se as aulas podem ser interrompidas ou canceladas por mau comportamento, falta de materiais, falta de pagamento, falta de estudo, etc.
Participação dos pais: se você requer que os pais assistam às aulas.
Pagamento e valores: se você cobra por aula ou por mês; valor das aulas; valor de eventuais multas; quando o pagamento deve ser efetuado e quais formas de pagamento são aceitas; se você oferece algum tipo de desconto; como você lida com pagamentos atrasados ou não efetuados; o que está incluso no valor das aulas (custo com cópias e confecção de materiais, manutenção do instrumento, tempo de preparação para aulas, etc.); quando haverão reajustes no valor; taxa de deslocamento (se você der aula no domicílio do aluno); taxa de matrícula.
Essas são apenas algumas sugestões de tópicos que costumam gerar problemas para professores particulares. Deixo também a dica do blog “Dica pra Hoje,” (https://dicaprahoje.com) da professora Joyce Coelho. Nesse link: https://dicaprahoje.com/2016/08/15/aulas-particulares-o-contrato/ há dois vídeos onde ela dá dicas úteis para professores particulares se organizarem e estabelecerem suas regras.
Há vários exemplos e dicas de regras de estúdios na internet. Aqui estão apenas alguns deles (em inglês):
- Dicas do blog "My Fun Piano Studio" : http://www.myfunpianostudio.com/piano-studio-business/piano-studio-policy/
- Exemplo de Diane Hidy: http://dianehidy.com/how-my-studio-works
- Exemplo de Tim Topham: https://timtopham.com/studio-policies/
Espero que tenha sido útil! Até breve!
Kommentare